02/06/13

Entrevista com o Helder Eliseu aka Rap Souldja

Helder Eliseu (HE) aka Rap Souldja é um rapper e produtor angolano da Ingombota (Luanda) de 22 anos residente em Windhoek, O jovem tem se destacado ultimamente nas sessões de Freestyle (WFS) e os seus instrumentais têm merecido elogios por parte de alguns artistas. A equipa do nosso blog (w2h) fez uma breve entrevista com HE pra saber mais dele.

W2h: Como foi a tua entrada no mundo do Hip Hop?
HE: Comecei a gostar de hip hop muito cedo, aos meus 11 anos ouvindo SSP, Boss AC, Black Company. Ja aos 14, 15, 16 por influência de vários mcs como Vui Vui, Mister K, e outros que participaram no Big Show Cidade 99.9 R. Luanda.
W2h: Por que razão decidiu fazer Rap?
HE: Decidi fazer Rap primeiro por gosto, e porque faz o meu estilo também. Quando puto, minha mãe vendia roupas do “fardo” ela tirava umas pra mim e eram sempre grandes (risos), então o pessoal dizia: “você é tipo rapper”, é mais ou menos isso (risos).
W2h: Começaste como rapper?
HE: Como rapper no activo foi nos finais de 2010 quando me mudei de Luanda pra o Huambo por algumas razões e conheci uns colegas que ja faziam rap, convidaram-me pra um som “Street life”, desde então nunca mais parei.
W2h: Já tens algum projecto lançado como rapper?
HE: Não infelizmente mais pretendo em breve.
W2h: Fale-nos do teu lado como produtor.
HE: O meu lado produtor apareceu em 2005 no bairro que cresci ( Mártires do Kifangondo) tive muita influência do Laton (Kalibrados) e Raiva (Kamikaze) ate porque eles viveram lá também. Nas férias eu ia pra casa de um primo chamado “AOS” que já dominava bem a cena, paço a publicidade “foi ele quem produziu a track “Novo Império” de Cage One.
W2h: Hoje te sentes mais confortável a fazer instrumentais ou cantar?
HE: Gosto mais do mundo dos drums (produção) mas nao pretendo ainda deixar o mundo dos versos (MC) acho que consigo levar as duas facetas
W2h: Cá em Windhoek, quais são as tuas perspectivas?

HE: De princípio colaborações com os manos que já encontrei, tem muitos bons MCs aqui e quem sabe o meu primeiro projecto a solo.
W2h: Já te relacionaste com outros produtores de ca? Qual foi a tua impressão que tiveste?
HE:  Ja, com o Mad Beat ate porque fomos vizinhos no Martires do Kifangondo, ele é mau.
W2h: Que opinioes tens do movimento Hip Hop em windhoek?
HE: Muito forte e competitivo tem freestyles todos os domingos, so acho que falta mais seriedade na parte dos mcs
W2h: Seriedade em que aspectos?
HE: Na minha opinião, pelo 5 ou mais domingos que presenciei o WFS (Windhoek Freestyle Sessios), vi manos que levam a cena muito a brincadeira, feel me... Eu gosto quando um chama o outro pra projects e cenas construtivas que so levam avante a cultura.
W2h: 5 rappers e 5 produtores que mais admiras em windhoek?
HE: Pz Cash, Plamborghini, X-One, Antidoto e Double Sense. Infelizmente so tive a oportunidade de sentir as cenas do mano Mad Beat
W2h: Muito obrigado mano Helder Eliseu, quem acrescentar alg?
HE: Nahh! So mesmo agradecer por me darem a grande oportunidade, for real.

Texto por: Adilson Daniel

Curtam alguns trabalhos do  Helder Eliseu aka Rap Souldja