19/06/13

Entrevista com Green Eyez


O nosso entrevistado de hoje chama-se Cláudio Alberto Cruz de Figueiredo, artisticamente conhecido por Green Eyez, O autor dos grandes hits como Number One, Faz o teu trabalho, Cristiano Ronaldo, é natural de Luanda e tem 24 anos de idade. Tal como muitos jovens angolanos residentes em Windhoek (Namibia), o rapper é estudante Universitário e está dar continuidade dos seus projectos no que a música se refere. A poucos dias do lançamento oficial do seu próximo projecto “Faço o k eu kero”, Gree Eyez falou exclusivamente para a w2hmusic (W2h) sobre a sua trajectória numa entrevista que a seguir passamos.
W2h: Como foi a tua entrada no Hip Hop?
Green Eyez: Desde muito novo sempre tive uma ligação muito forte com a música, nos primeiros anos de escola escrevia letras para os colegas e até já rimava, o que muitos rappers nem hoje conseguem fazer. Com os meus manos de infância gravávamos em cassetes começando a dispertar o amor pela música, já ouvia muito RAP e achei que tudo que envolvia a Cultura Hip Hop era muito especial e importante pra sociedade, principalmente a luta pela liberdade de expressão, foi assim que em 2004 entrei efectivamente para o mundo do Rap com os meus manos do peito (Ima Rich, RM, Kilahmap e Kendaz) e criamos o grupo Real Clump.
W2h: Lançaste algum projecto enquanto membro do Real Clump?
Green Eyez: Infelizmente não tivemos a oportunidade de lançar um projecto sério como pretendíamos, lançamos algumas músicas que tiveram boa aceitação por parte do público e fizemos diversos shows, os projectos tão na gaveta, quem sabe um dia ainda teremos a oportunidade de lançar. Aprendi muito com eles, são homies pra toda life, hoje trabalhamos juntos, dois deles sao também produtores meus.
W2h: Por que a escolha do nome Green Eyez?
Green Eyez: Desde criança as pessoas tinham o hábito de chamar-me o "rapaz de olhos verdes", com a entrada no Rap, houve necessidade de um nome de guerra achei apropriado Green Eyez, soa bem e sinto-me identificado.
W2h: Nas tuas composições, a mulher tem merecido grande atenção, existe alguma razão especial pra tal?
Green Eyez: Sério? Oha que nem tinha reparado. As minhas composições são baseadas na minha vida, na vida de amigos e em situações que constato na nossa sociedade. Aproveito para mandar um shout out pra todas as mulheres. As mulheres são nossas mães, irmãs, filhas, amigas, namoradas, ex-namoradas e por vezes até nos fazem mal, daí a razão pra serem temas de muitas músicas, e sempre serão.
W2h: Boa parte dos rappers sempre tiveram ou têm um artista de referência, no teu caso foi diferente?
Green Eyez: Não foi não, sempre gostei muito de Busta Rhymes e Boss AC, o primeiro não entendia nada do que ele dizia mas o flow dele sempre me impressionou muito, sempre serei fã do Busta, o segundo pelo conteúdo, flow e maturidade na abordagem dos temas, ele sempre será um Boss.
W2h: É notável a tua criatividade e vontade inovar mais, ou seja "tu fazes o que queres” sem te importares com as opiniões. Como te enquadras no mundo da música?
Green Eyez: Enquadro-me de maneira simples e peculiar, eu faço o que eu quero, faço música, minha preocupação é fazer boa música o nosso estilo Rap, é um estilo que por si só nasceu da fusão de outros estilos e que tem como seu ponto mais forte a diversidade e capacidade de adaptação. Por isso acho que os rappers são tão completos e detêm a capacidade de adaptar-se em qualquer outro género de música. A música está sempre em desenvolvimento e eu gosto tentar novas coisas... Por isso tento sempre fazer coisas diferentes e isso faz de mim um músico mais completo... Eu amo o Rap e amo a música... O importante é fazer boa música
W2h: Qual tem sido a reacção daqueles que consomem o teu trabalho?
Green Eyez: A reacção é quase sempre positiva, o pessoal gosta das músicas e elogiam, aprecio críticas construtivas, apenas alguns rappers preconceituosos e com ideias limitadas é que por vezes tentam julgar, mas sinceramente pra mim a opinião deles é zero. Deviam preocupa-se em melhorar os seus trabalhos, qualidade das músicas e conteúdos.
W2h: Que analises fazes sobre o estado actual do movimento hip hop em Windhoek?
Green Eyez: Na minha opinião acho que o movimento está muito bom, alguns MC’s estão a trabalhar bem, a competitividade ajuda na qualidade, há eventos de música em que o rap tem sido dos maiores destaques, Sessões de Freestyles, blogs como W2hmusic que divulgam e ajudam os Mcs. Mas o movimento hip hop em todos os elementos nao parece muito desenvolvimento, quase não se vêm B-Boys, Graff writers, mesmo Djs de Rap são escassos. mas vamos melhorar e o vosso blog vai ajudar.
W2h: Obrigado pelo incentivo, as nossas intenções também passam por ai. Alem de MC, sabemos que também tens uma produtora (Aizen Records) como surgiu esse projecto?
Green Eyez: Aizen nasceu com a necessidade que tinha de ter independência em termos de gravação dos meus trabalhos e com tempo tornou-se numa forma de fazer negocio pra ajudar os meus projectos em termos financeiros, e também pra ajudar na qualidade da música feita em Windhoek. Músicos como CMC, D a.k.a Mr. Microphone, Kardinal Mc, P Lamborgini, Golden Steps, Nelson G, Shevon e muitos mais ja passaram por la.
W2h: Consideras-te um produtor?
Green Eyez: Pode-se dizer que sim, faço direcção musical, composição de músicas, mas ainda tenho muito a aprender, hoje em dia já não faço instrumentais se calhar um dia destes volto a produzir. Mas há muitos bons beat makers como MZ, Jester Jocker, Yamero beatz então prefiro só cantar.
W2h: À poucos dias do lançamento oficial do projecto “Faço o k eu kero” fale-nos um pouco dessa Mix Tape
Green Eyez: Começo por pedir desculpas as pessoas que gostam do Green Eyez, por vários motivos a Mixtape teve atraso no lançamento mas finalmente vou lançar o Faço O Que Eu Quero, fim de Junho será lançada aqui em Windhoek e posteriormente pretendo também lançar em Angola. Este projecto será lançado pela Aizen Recordz e Ceezzy Music, conta com a participação de vários músicos e produtores que aproveito para agradecer o apoio. passo a citar os nomes, Músicos: Negro Sério, CMC,Divas, Kardinal MC, Emy, Nelson G, Gui, Baby Millionaire, Mauro Neb, Stany, Rui M e Landrick. BeatMakers: Killer Beatz, Yamero, Ima Rich, Mega e MZ
W2h: Ultimamente algumas pessoas têm questionado o padrão das tuas musicas, Faço o k eu kero vem como resposta?
Green Eyez: Exactamente, quem escreve sou, quem gasta dinheiro para os trabalhos sou eu, quem canta sou eu por isso ninguém tem direito de julgar as minhas escolhas, façam os seus trabalhos e deixem que eu faço o meu, se forem críticas construtivas aceito mas se for por mero preconceito mostro o dedo do meio e fora do hip hop, porque a cultura é a favor da liberdade de expressão de qualquer forma não para gajos com preconceitos mesquinhos. Temos problemas sérios na nossa sociedade pra perder tempo com essas cenas
W2h: O que podemos esperar deste projecto?
      


Green Eyez: Diversidade de ideias (algo que me caracteriza),  abordagem de vários temas, vibes diferentes, instrumentais diferentes ou seja Faço o que eu quero, espero que gostem do meu trabalho, fiz com amor e dedicação, muito esforço e que venham boas críticas que me ajudem a melhorar nos próximos trabalhos.
W2h: Quais são os MCs que mais admiras ca em Windhoek?
Green Eyez: Plamborgini, Kardinal MC, Vennas P, D a.k.a Mr Microphone.
W2h: Pra finalizar gostaríamos que desses a sua opinião sobre os beefs que se tem registado no movimento, destacando-se o mais recente que afectou a produtora na qual também fazes parte.
Green Eyez: Beefs sao beefs e apenas isso, cada um faz o que acha certo pra aparecer. Na minha opinião o beef é forma mais fácil de aparecer mas não sei se é a mais certa. Beef pra mim tem que ter um motivo sério para ser feito. O beef faz com que os rappers melhorem as suas capacidades. E as duas partes acabam por ser promovidas por isso agradeço a publicidade...
Quero agradecer a oportunidade que o vosso blog está a proporcionar para falar sobre a minha vida e carreira nesta entrevista e por sempre publicarem as minhas cenas e o apoio todo que dão.
Mando um holla pra todos amantes da cultura hip hop e de Rap, Xikotadas, Real Clump, Double J e Ceezzy Music
MUITO OBRIGADO 




Curtam Algumas musicas do Green Eyez