07/06/13

Entrevista com Nigga Rox Ellpreto


NiggaRox Ellpreto, de nome próprio Mauro Sebastião Mendes de Sousa, é rapper (mc e produtor) de 25 anos de idade, natural de Luanda (Angola), membro e C.E.O da produtora X- Skward Music. Actualmente está residir em Windhoek por motivos académicos, entao aproveitamos a oportunidade pra informarmo-nos mais sobre este jovem talentoso. Acompanhem a seguir a entrevista que o Nigga Rox (N.R) concedeu exclusivamente pra o nosso blog (W2h).

W2h: Gostariamos que nos falasse um pouco dos teus primeiros passos na música.
N.R: Tudo começou quando ainda pequeno com uma pergunta que fazia-me comichão atrás da arelha “como as pessoas fazem pra meter a música no disco?”, depois de muitos anos de pesquisa me tornei nessa pessoa que sou hoje Produtor, Compositor e Musico. Em 2000 entrei no mundo da informática instalando vários programas (softwares) no meu PC, cada um mais dificil que o outro porque so queria encher o ambiente de trabalho com varios atalhos mas nao sabia como usar todos eles. Depois de muita luta nos softwares me encantei com o fruit Loops Estudio, e desde entao ate hoje tornou-se o meu fiel companheiro.
W2h: Nessa altura quais foram as tuas influencias?
N.R: As minhas influencias como mcs foram: Snoop dog., porque meu tio ouvia sempre o CD dele em casa, Onyx, Wu-tang clan, KRS1, Ruff Raiders, SSP, Black Company, Jay-Z, B.I.G, Big Pancher
W2h: Dentro das duas facetas do Hip Hip nas quais estas ligado ( Produtor e Mc) qual delas foi a tua primeira aposta?

N.R: Em 1997 comecei como mc, em 2000 decidi criar as minhas batidas porque não cenhecia ainda os produtores naquela altura...
W2h: Ainda lembras-te da tua primeira música? Em condicoes gravaste?
N.R: Ya lembro sim... Naquela altura pra mim ja era em condiçöes pra mim, até diria que o Beat estava igual ao do DR Dre (risos), agora sei que é um processo grande.
W2h: Como foi a recepção do público
N.R: Amigos como sempre dão garra neh!!! (risos) alguns disseram  “está em djia” mais outros foram mais sinceros e duro nas palavras doeu-me mas valeu a pena porque hoje sei como fazer as coisas em condiçöes. Graças a DEUS recebo  grande feedback por parte de muita gente que conseguem entender a minha linguagem...
W2h: Hoje como caracterizas a tua música?
N.R:  Eu olho a minha música como fonte de comunicação e aprendizagem, porque acima de tudo não me sinto limitado mas reconheço os meus limites sendo assim interpreto nas minhas musicas de tudo um pouco. Estou a criar um novo estilo, Kandy Zouk é mistura de Ghetto Zouk com Tarrachinha.. Semba com Rap ainda em Laboratório  mas em breve vem mais cenas boas so espero que o pessoal goste porque acima de tudo é mesmo feito para os amantes da boa musica...
W2h:  X- Skward Music, fale-nos um pouco da tua produtora.
N.R: X- Skward Music é minha produtora, minha casa e metade da minha Vida... Ja foi e continua sendo escola pra muitos musicos, seja da nova ou da antiga geração eu trabalho na mesma como productor executivo e C.E.O com meu Co-Produtor e musico Nurio Back e tambem a nossa mascote Danny P... Estou com 12 elementos onde 4 fazem parte do Grupo 4rteto Fantástico que graças a bom gosto de muitos têm gostado dos nossos trabalhos, tem o Vlado Coast k pra muitos é o Lil Wayne Angolano, ainda temos o LM, Arkanjoz, Amélio Swagg e Warriors House... XSM uma familia resumindo e concluindo.
W2h:  Ja foi lançado um projecto da X- Skward Music?
N.R: Ainda não lançamos estamos a preparar ja alguns pra serem lançados, mas ja participamos em varios produtos: Leo, Supremos, Mister K, Sanny Neto, Os 3, C4Pedro e Rei Helder, Milionário Family, Mágic Boyz, Dr Black e muitos outros que agora passam pela mente.
W2h:  Fale-nos da tua mudança pra Windhoek

N.R: Caso complicado esse, mas por ordens maiores e também porque a idade está a aumentar vim pra terminar os estudos aqui, primeiro pela ambição da lingua, segundo pela internacionalização dos estudos e a terceira por ser Proximo da Banda posso ir e vir quando necessário... Mas tambem está a ser bom por estar a ganhar mais xperiências em alguns ramos. Sempre fui curiozo em nadar em outros mares...
W2h:  Pouco tempo depois da tua chegada em Windhoek foste brindado com um espaço, ou seja, Nigga Rox Windhoek Sessions, como foi pra ti essa esperiencia?
N.R: Uma boa esperiência porque consegui fazer bons amigos músicos e não só, também consegui vender o meu peixe. Graças a Deus o pessoal de Windhoek está  comprar para os seus mufetes (risos). Foi uma boa recepção pra mim, não seria melhor que essa porque consegui mostrar o que sei e sendo assim muitos hoje aqui ouvem e falam muito bem dos meus trabalhos. Aproveito a oportunidade para agradecer o Cizzy pelo convite, o Admério que tem sido paciente com as minhas vontades, a SPIX  pela garra e companhia no Nigga Rox Windhoek Session e a propria casa El Cubano que me recebeu de braços abertos.
W2h:  No que se refere a música, quais são as tuas perspectivas ca em Windhoek?

N.R: Muitas supresas vêm a caminho, agora trabalhando com a El Cartel e a i3photo, posso adiantar-vos que  vem coisa boa... A minha SEXYTAPE 3D 
(Desejo, Diversão e Damas) está em fase final de estudio, será com instrumentais próprios pra promover mais as cenas.
W2h: Como tem sido a tua relaçáo com os rappers locais?
N.R: Dos poucos que conheço a relação é super e muito saudável mesmo, porque até ja estou em estudio com alguns mcs e produtores daqui, temos tido troca de xperiências e está ser muito bom, eu gosto aprender com os outros e ensinar o que sei.
W2h: Ja tens um estudio próprio? Onde está localizado?
 N.R:  Ainda nao tenho, mas brevemente ja terei, por enquanto tenho vendido alguns instrumentais.
W2h: Para terminar, qual é a mensagem que deixas aos angolanos fazedores da musica em Windheok?

N.R: Esforcem-se mais enquanto o mercado aqui exige pouco dos musicos e que sejam mais criactivos porque a perfeição vem com sucesso... Talentos aqui há muitos, mas poucos acreditam que podem fazer mais..

Texto por: Adilson Daniel (http://w2hmusic.blogspot.com)

Curtam algumas musicas do Nigga Rox Ellpreto