18/06/13

Kardinal MC- Mixtape Perguntas 100 Respostas (Download)

Eu sou o Kardinal MCde nome próprio Adilson César Daniel, tenho 21 anos de idade (1992), natural de Cabinda (Angola) mas actualmente resido em Windhoek, (Namibia).  A cultura  Hip Hop tem sido nos ultimos anos a minha paixão, ou seja minha forte motivação pra exprimir os meus sentimentos atravez do Rítimo , Arte e Poesia. Albuns como Negocio Feichado dos Kalibrados,  Serviço Publico do Valete,  Ltrospectivo do Leonardo Wawuti, Nutrição Espiritual do MCK,  Babalaze do Azagaia, Preto no Branco do Dji Tafinha, Kooltivar do Kool Klever, Caminhos do Kid Mc, Preto no Branco do Boss AC, etc serviram–me de grandes fontes de inspiração.

No ano de 2010, influenciado por alguns amigos que na altura ja faziam Rap (02k63, Crazy P, Plamborghini, Masta Gang, Diplomata etc), decidi dar os primeiros passos como rapper. As minhas intenções nessa época foram: Ser um mestre de cerimónias capaz de cativar as pessoas transmitindo as minhas ideias num instrumental e de seguida merecer o reconhecimento daqueles que ouvem o meu trabalho. O nome KARDINAL surgiu porque no movimento Hip Hop existem muitos pseudo numero 1, 2,3 do game, entao eu prefiri globalizar as coisas, ou seja eu sou a numeração, represento o primeiro e o ultimo artista do mundo.
Sempre  gostei de escrever poesia e isso ajudou-me muito, no ano seguinte (2011) gravei  a primeira música  Cha de jindungo” com participação do Killa Beats e Nigga B Oproprio, " por sorte ou nao", a musica tocou bastante no ceio da comunidade angolana residente em Windhoek , e em Agosto de 2011 fomos convidados a participar num festival de musica  (Top Spin Festival) onde dispertei a atenção de muita gente. Depois isso fiz paricipações em varias músicas com diferentes rappers, o que ajudou-me ainda mais no crescimento e aperfeiçoamento que eu necessitava.

 No mes de fevereiro de 2012, A CABMUSIC organizou um Show de Hip Hop na Provincia de Cabinda e eu fiz parte. Esse continua a ser dos momentos mais marcantes no inicio da minha carreira pelo facto de eu ter sido convidado na pessoa do João Valentim (PCA da Cabmusic) a fazer parte de uma das Produtoras mais respeitadas daquela reigião.  Aceitei o convite e tempos depois, surgiu a necessidade de lançarmos o meu primeiro projecto.
Em abril de 2012, ja como membro da CABMUSIC, prespectivamos lançar no mercado o primeiro tabalho do Kardinal MC, um projecto que viria reforçar os grandes laços que existiam entre a label e eu. Algumas questoes tiveram que merecer analises e de seguida, decisoes conjuntas:
1.A desiganção do projecto
Pelo facto de ter sido o nosso primeiro projecto, preferimos não arriscar num album, pois previamos o grau de seriedade que isso implicaria e tambem por ainda estar no estrangeiro ,  isso dificultaria no acompanhamento pessoal que o Produtor Executivo (Joao Valentim) devia ter. Foi por essas e outras razões que decidimos tirar  uma Mixtape.
2. A escolha do nome
A  Mixtape foi projectada numa altura em que eu ainda estava com algum receio sobre o meu futuro no Rap. Nessa altura, varias perguntas pairavam a minha mente, e tambem porque sou curioso, gosto ir mais afundo nos assuntos que abordo, procuro sempre saber a razao das coisas, Perguntas 100 Respostas foi o ponto de partida nesse percurso que eu tive, pra me informar e tentar informar às pessoas, motivos que movem as pessoas a praticar certos actos; mas nao fiquei por ai, obviamente apresentei algumas sugestoes.
3. O padrao da Mixtape Perguntas 100 Respostas
3.1-Decidimos que a mixtape devia ser produzida apenas por podutores nacionais, e assim aconteceu com excepção da música “Ombro Amigo” que o instrumental foi adquirido na internet. A mixtape foi produzida pelos seguinte produtores:
Ricardo 2R- ( faixas nº 2, 4, 5, 10 e 12)
Junior Beats- ( faixas nº1 e 6)
Dji Tafinha ( faixas nº 3)
Tec Tec ( faixas nº 7)
Diplomata ( faixas nº 8)
Haudaz ( faixas nº 11)
Yamero Beats ( faixas nº13)

3.2 As participações foram maioritariamente de Rappers de Cabinda com excepção do Antidoto, Mad B  e Stix que sao residentes em windhoek, a seguir estao todos participantes do projecto:
Izzy IV ( faixas nº3)
Plamborghini ( faixas nº4 e 7)
Antidoto, ( faixas nº6)
Mad B ( faixas nº6)
Stix( faixas nº7  e 13)
Tec Tec ( faixas nº8 e 10)
Diplomata ( faixas nº8)
Landrick ( faixas nº9)
Crazy P (( faixas nº 11)

 Apos um acordo formal com a Cabmusic, as captações começaram ser a  feitas nos estudios da Ekia Records por Plamborghini e tambem na Kave Imperial por Tec Tec. De seguida, o projecto passou pra fase de mistura e masterização que esteve a cargo do rapper George Bav nos studios da Bav Music e do Dj John. Jay B foi o grande designer do projecto, confessionando a capa da mixtape e todos panflects que usamos na promoção e publicidade.
No principio deste ano (2013) após a minha chegada em Cabinda, deu-se início a uma jornada  de promoção e divulgação do  no novo membro da CABMUSIC  (Kardinal MC), um nome que pra muito ainda passava despercebido no cieo do publico e ate mesmo entre os rappers locais. Foi um total de 6 entrevistas nas radios, milhares de panflects colados nas principais artérias da cidade, varios Cds promocionais distribuidos,  Intercâmbios com rappers e produtores, etc
No dia 6 de Janeiro aconteceu o primeiro grande show do Kardinal MC e amigos no Restaurante Samaria com a participação de muitos artistas tidos como pilares do movimento Hip Hop em Cabinda, apresentei algumas musicas que fariam parte da Mixtape e pra o meu espanto, o pessoal que la esteve reagiu de maneira positiva, dando-me elogios e forças para seguir em frente era a minha afirmação no Rap Cab.
Dias depois, ja com o projecto  cocluido, decidimos então marcar a data do momento mais aguardado, ou seja, a venda e show de apresentecao da mixtape Perguntas 100 Respostas (3 de Fevereiro). Infelizmente o show nao saiu por motivos alheios a vontade da Cabmusic, mas  as vendas sim aconteceram num clima calmo, nao se registou grandes, enchentes  até porque ja previamos isso, mas notamos um numero elevado de pessoas que compravam o produto paulatinamente dizimando quase 60% dos Cds colocados a disposição; Motivo suficeinte pra nos orgulharmos de todo trabalho que ate la havia sido feito, mas ainda tinha mais, o meu sonho de ser reconhecido a nivel nacional e internacional estava so a começar! 

As reações não se fizeram por esperar, rebecemos varios elogios e  incentivos de muita gente, algumas de renome no que se refere ao Hip Hop Lusófono, entre eles o Mardilenio Hifewa (Soba L), Cenas,  Edivaldo dos Santos, MCK etc. Passamos de seguida pra segunda fase de promoção e divulgação da mixtape na capital de Angola (Luanda), participando em alguns espetaculoes com maiores detaques: Show do Ladilson no Colegio Odeth Tavares, e Show do MCK no hotel Almeida Monteiro. 
Em Abril deste ano (2013) regressei pra Windhoek, encontrei um movimento mais crescido e com alguma curiosidade de ouvir o que eu carregava na bagagem (mixtape Perguntas 100 Respostas), fui convidado a participar em varios shows e eventos culturais e no mes seguinte, teve inicio a temporada Kardinal Mc Windhoek Sessions, um total de 4 shows que possibilitaram-me estender os laços que tenho com o pessoal residente nesta cidade.
Nós podiamos aproveitar esse momento de “ascenção” da minha carreira e reeditar varias copias de Cd e vender, a procura era bastante e o lucro seria satisfatório, mas preferimos brindar o publico de Windhoek e nao so, com a Mixtape colocada a sua diposição.


Agradecimentos
Dedicamos este projecto  em primeiro lugar a Deus e Pai, que nos tem olhado com bons olhos e depositado total confiança sobre nossas vidas. Em ti confiamos Senhor.
A todas as pessoas que nos acompanham nesta trajectoria, direita ou indireitamente, sem voces nós nao teriamos chegado ate aqui.
A você, que voltou a sua atençao para musica "X ou Y"  o nosso muito OBRIGADO, aos bloggers (Cenas, Kratos, Asterix, Edivaldo Dos Santos, etc), as labels (12T, w2hmusic, Ballaz Hood e Black Hood, Diplomafia, Ekia Recordz, Spix Productions, Street Bangers,  Nelo Boy, Bloco Operatorio, GangdoMoinho,Infodisponivel, Tchowa Underground), ao meu companheiro de lutas (Nigga B Oproprio) ao kota Plaborghini, obrigado pela dedicação e paciência,   ao Double  Sense, armando Capita,  MQ Soulja, Crazy P, e todos participantes do  a Bav Music na pessoa do Jay B e George Bav, ao Geraldo, Tchucka, Isaac e seu irmao Victor, ao Smocker , ao Shandon, ao 02k63, ao Tec Tec, Reso-Luto, Sacerdoth,  ao Amilcar Fonseca, Shandon, Green Eyez, Carbono, Gil Marcolino, Mc Katana, Infalivel, Funesto, FG, e todos meus manos do meu bairro Luvassa-Sul. A minha familia, meu irmao Gilson Nery, meus primos,  a Lena Miguel e todos que incançavelmente contribuem pra o sucesso dos nossos trabalhos.

Texto Por: Kardinal MC