10/11/15

TOTÓ: "AS CRIANÇAS TÊM ESCUTADO MÚSICAS COM UM CONTEÚDO MUITO OFENSIVO E GROSSEIRO"


Depois de ser galardoado na terceira edição do "Angola Music Awards", na categoria de "Melhor Afro-Jazz/ World Music", com o tema"Ame Ndu Ku Sole", o cantor e compositor angolano, Serpião Tomás ou simplesmente Totó ST, foi nomeado como "Melhor Compositor" na 18ª edição do Festival da Canção de Luanda, ocorrido na última sexta-feira 18 de Setembro na Baía de Luanda.

Em entrevista exclusiva ao SAPO, Totó partilhou a sua felicidade, proferiu sobre os seus projectos e apresentou a sua insatisfação sobre o estado actual da música angolana infantil.
 
Sobre o prêmio o mesmo adiantou: ”Neste momento a sensação é indescritível, é uma satisfação enorme e um incentivo muito grande para a minha carreira, é importante que os artistas tenham esse bónus para continuarem a lutar, eu faço música para todos. É bom sermos agraciados, estou muito feliz", confessou. 

Aos 35 anos de idade, o produtor musical salientou sobre os seus projectos e afirmou que neste momento está concentrado em internacionalizar a sua carreira."Penso que chegou a ocasião de mostrar o meu trabalho ao mundo, o país sempre incentivou-me, deu-me forças, agora quero deixar o meu contributo para o universo", assegurou.

O autor do sucesso "Por Amor", mostrou-se preocupado com o estado actual da música angolana. "Já participei em um projecto do Ministério da Educação e penso que realmente temos que prestar atenção para este pormenor, é uma questão que tem de ser analisada, porque as crianças têm escutado músicas com um conteúdo muito ofensivo e grosseiro e desta maneira cria perturbações no seu crescimento e posteriormente pode fazer parte da sua personalidade", falou.

O artista do estilo"Afro Jazz, Soul Music, R&B e Kilapanga" acrescentou igualmente. “Temos que saber que a música é para determinadas faixas etárias, não tenho nada contra o kuduro, gosto e respeito este estilo nacional mas não podemos fazê-lo com conteúdos muito fortes. É preciso ter muito cuidado com aquilo que falamos aos nossos mais novos", realçou.

Totó deixou uma mensagem para os seus fãs: "Que continuem a acreditar em mim, que a luz do criador esteja em cada um vocês e que isso se reflicta em boas vibrações", terminou.

O músico começou a carreira profissional fazendo participações em discos de artistas de renome da música angolana, nomeadamente: Os Kalibradros, Os Gênesis, Yanick Afromen, entre outros, tendo feito composições para vários músicos como: Pérola, Yola Araújo, Selda, Sandra Cordeiro, para citar alguns. 

É de lembrar que o arranjador e guitarrista, Totó ST fez a sua primeira letra musical aos seus 8 anos de idade, sempre cresceu a cantar e nunca trabalhou em outra área a não ser da música.

Fonte: Sapo Angola